Projetos Formativos
Do ano de 2001 até o ano de 2006 o foco da formação presente nos Projeto Especial de
Ação (P.E.A.) estava direcionado para o desenvolvimento integral da criança
abrangendo aspectos de reconhecimento do corpo através dos movimentos numa
concepção integral preocupada com as diferentes dimensões infantis. Em 2007 o projeto de formação enfatizava a garantia às
crianças de oportunidades nas quais a expressão e a comunicação estivessem
presentes através das diferentes linguagens, bem como a percepção de si, do
outro e do mundo via corpo em movimento, brincando, correndo, pulando, falando,
cantando, fazendo arte, etc, visando especialmente a superação de pra´ticas
escolarizantes.
No ano de 2008 quase dois terços do
grupo de professoras avançou numa reflexão de que a utilização dos espaços na
EMEI não refletia um ambiente ocupado por crianças, avaliando que o mesmo se
dava nas salas de aula. Desenhos estereotipados ou mimeografados eram
considerados válidos como produção das crianças. Outro dado que nos chamava
atenção é que as produções das crianças não estavam presentes nas representações
visuais da escola. Este fato nos incomodava e motivou o início de um trabalho de
formação focado nesta reflexão. Naquele ano, as professoras detectaram que a
escola estava vazia de “coisas de crianças” e que a pintura nas paredes
internas trazia somente personagens e outros desenhos estereotipados.
Entendemos que algo poderia ser feito e, então, consultamos
prestadores de serviço com a intenção de substituir os desenhos estereotipados
por uma coletânea de desenhos realizados pelas crianças durante o ano de 2008,
em diferentes estágios.
Para dar início à modificação do espaço interno, uma boa
pintura na escola poderia ser o ponto de partida para a instalação de um novo
ambiente bem como a substituição do mobiliário das crianças por outro de tamanho
mais adequado.
Conseguimos a pintura que foi realizada pela própria
Prefeitura e em seguida a nossa tão sonhada “faixa decorativa” por todos
os espaços internos escola pela qual logramos sucesso naquela empreita tendo em
vista que as professoras se orgulham das representações gráficas que hoje estão
nas paredes de nossa escola. Estamos falando da reprodução cuidadosa de desenhos
elaborados pelas crianças que hoje colorem os corredores das salas, do pátio
interno e da área onde fica o parque e as quadrinhas.
Desde então, estamos num processo de mudança e de reflexão
sobre o significado da infância em nossos dias, apesar de, muitas de nós
estarmos lidando com crianças pequenininhas há muito tempo! Processo este que
precisa acontecer de “dentro para fora” e a decisão de ilustrar, naquele ano,
primeiro as paredes internas não foi por acaso.
Estamos num caminho no qual concebemos a criança como
sujeito de direitos, sujeito ativo no processo de aprendizagem, protagonista de
seu percurso criador, de tal modo que , assumimos o compromisso de colocar luz
em suas produções, em suas aprendizagens e em suas experimentações. Entendemos
seus desenhos como produção de conhecimentos e que estas experiências podem
contribuir para que eles possam aprender nas diversas interações. Está claro
para nós que são os desenhos das crianças que queremos ver ilustrando os murais
e paredes de nossa escola. Ao mesmo tempo, avançamos numa discussão em torno da
importância do registro como material importante de sua história profissional e
de formação.
Ao final do ano de 2009 motivadas
pela hipótese de nossa escola se transformar em uma instituição de atendimento
às crianças, com dois turnos de funcionamento, passamos a "pensar" em salas
temáticas como uma possibilidade de reorganizar os tempos e espaços da EMEI
transformando-os em ambientes educativos. Confeccionamos um mapa em cartolina,
ajustando as colaborações de todas as professoras que estavam na escola naquele
final de ano e definindo o que seria cada um dos espaços.
A escola de dois turnos não aconteceu em 2010, mas, mesmo assim instituímos aquele tipo de
organização para o espaço, tema que orientou as práticas e a formação da U.E.
durante todo o ano de 2010 inspirando o título
do Projeto Especial de Ação (P.E.A.) “Reorganizando os
tempos e espaços da EMEI: crianças e professoras vivendo a vida que se vive na
infância: a experiência dos ambientes educativos”.
Ainda estamos enfrentando a demanda de adequar o espaço
físico das salas de atendimento às crianças de modo que possam se constituir em
6 espaços organizados para uso diário das crianças, a saber: 1) sala de artes,
2) sala de música e dramatização, 3) salas das brincadeiras simbólicas, 4) salas
das leitura, 5) sala dos brinquedos e 6) sala de projeção, bem como a condição
real de suprir cada um dos espaços, incluindo a sala de informática.
De outro lado, sem perder de vista o desejo de marcar os
espaços da escola com as coisas de crianças, aproveitamos a idéia do Concurso de
Desenhos da Prefeitura, mesmo conhecendo a critica que até a Mario de Andrade
foi feita por realizá-lo, ousamos também utilizá-lo para expor os desenhos das
crianças, para além dos muros: eles agora são a Galeria de
Arte das Crianças, conforme sugeriu e registrou o prestador do serviço de
pintura, no muro da Avenida Inajar de Souza e na Rua
Félix Alves Pereira. Os desenhos foram escolhidos pelas crianças através de um
processo eletivo coordenado pela professora da classe.
No ano de 2011 a escola de dois
turnos se efetivou e com o objetivo de aprofundar e refletir sobre nosso fazer
demos continuidade ao projeto de formação iniciado no ano anterior.
Por que chamamos salas temáticas e não de salas ambientes? Trata-se de uma
questão conceitual e de escolhas: entendemos que cada uma das salas oferece
materiais que motivam diferentes linguagens e não disciplinas como ocorrem nas
salas ambientes do Ensino Fundamental e ainda assim, nossa proposta ainda
engatinha para se tornar uma possibilidade de reorganizar os tempos e
espaços da EMEI de modo que eles se transformem em ambientes educativos,
previamente organizados, diversificados que ofereçam experiências prazerosas
epara as crianças.
Projeto Web 2011
Desde o ano de 2008 tínhamos o desejo de oferecer para a
comunidade um informativo para que pudéssemos divulgar o trabalho realizado com
as crianças em nossa escola. Infelizmente por variadas razões não conseguimos.
Entretanto, este ano resolvemos retomar nosso projeto só que desta vez de uma
forma mais ousada. Primeiramente solicitamos às famílias autorização por escrito
do uso de imagens das crianças em atividades.
Em seguida, as professoras Renata e Haidê realizaram uma
apresentação em VideoMaker para ser utilizado na primeira reunião que realizamos
com as famílias. Neste encontro, elas foram enfáticas destacando a importância
deste tipo de registro para os dias atuais bem como deixaram claro nossa
intenção de dar visibilidade ao trabalho pedagógico desenvolvido em nossa
escola. Ainda não sabíamos como materializar nosso projeto e então o Valmir, pai
da Isabella, aluna das professoras Leni e Valéria nos ofereceu ajuda. Em dois
dias nosso sonho já estava se concretizando e ele esteve conosco nos ajudando a
compreender o funcionamento desta ferramenta bem como esteve em nossa escola
fotografando nossas turmas bem com os momentos de nosso cotidiano. Valmir,
obrigada por nos oferecer esta parceria!
“Sei da dedicação que vocês tem com cada
uma dessas pequeninas pessoinhas que são nossas jóias preciosas e tendo essa
ferramenta de contato para nós pais, é a melhor coisa que teremos para
acompanharmos nossos filhos e também acompanhar o belo trabalho que vocês fazem,
saiba que ajudarei no que precisar.”
“Amei acompanhar um pouquinho do
trabalho diário de cada uma de vocês, que carinho, que dedicação com cada um
desses pequeninos, para mim foi uma das melhores coisas que já fiz, um
aprendizado e uma honra poder compartilhar esses momentos que são únicos para
nossos filhos, obrigado por confiar e acreditar em meu trabalho, fiz sem nenhum
interesse, quer dizer, fiz com interesse sim, de saber que a maioria dos pais
ficarão felizes por poder acompanhar e compartilhar esses momentos que são
únicos de seus pequeninos e eu fiz parte dessa história.”
“Um dos melhores momentos que um pai
pode passar na escola de seu filho e acompanhar o seu dia-a-dia, isso não tem
preço e eu tive essa oportunidade, minhas férias estão ganhas e pode ter certeza
de uma coisa, vou carregar isso para sempre e ter registrado esse
momento...”
Valmir
Dia da Família na Escola
O Dia da Família na Escola foi
instituído através da Lei nº 13.457, de 27 de novembro de 2002, com o objetivo
de estimular a participação das famílias dos educandos nas questões e problemas
da comunidade escolar.
Centros de Educação Infantil (CEIs), as Escolas Municipais
de Educação Infantil (EMEIs), as Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs), de
Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs) e de Educação Especial (EMEES) ficam
abrangidos pelo decreto nº 43.140, de 28 de abril de 2003.
O Dia da Família na Escola é
considerado de efetivo trabalho escolar, devendo ser previsto no Calendário
Escolar e realizado uma vez por semestre, preferencialmente aos sábados.
Em nossa escola, desde o ano de 2008 realizamos parcerias
com instituições próximas de moda a oferecer à comunidade escolar oportunidades
de lazer, cuidados pessoais e cultura.
Projetos de Trabalho
São atividades diversas realizadas pelas crianças e/ou
familias, sob orientação da professora que articuladas com diferentes
linguagens propõem experimentações e aprendizagens.
2009
O amigo João (Profa. Denise)
Minhocas (Profa. Maria Helena e Maria Tereza)
Alimentação Saudável (Profa. Cilene e Cleide)
2010
Projeto Guarda-Chuva: "Construindo o
respeito pela diferença:bonecos e bonecas que educam"
"Resgatando nossas raízes" (Profas. Diva e Priscila)
"Conhecendo as diferenças" (Profa.
Haidê)
"Experiências... (Profas
Renata, Fatima e Cleide)
2011![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_v3_qdZ-N5cAIBZ9_ZWGr1pURmcyfPBVOrZiiOsFntXfqrrGycgGRDrd2ysM5B-dTd5CEQcLxjCxa1WXvlZgEiGvA4iIR842lgv4-Ibfwjal8u61DwnTokwvGDMs0-BfIvPHSpVfvJP1KAoxyalDfXMhCgX_GiVAJUTYzY=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_si3jXKCmnqRyZaWbIe73wHPRkmsXSF5qbmUY4JTF_8H9VuZuM1IhvuzE9AZnybBT9MSlpQ1m5P3hRirQPLOT5N34kaqsglwVX1IMQR7tctkqk2Pxhd0Sa7vFAmLTRtxJx3tnRrj_BmFERwfyxDdwhKkFOItmBw0CI9QmQ=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uAPjoUMiK0CFAma6gj0o99Hm_Ef91iw-XyCALWIyR_MtXdCTSEu-BZEDUUD99Ppe1A7FB_ELg2tGQdCYj8N9SHSJVjzfcanHSFdO8zEaGWorRaOtFXb91t26LIqHGfMZiRlOHm1_ETqTtA2uFh7ubzfDa6nDL0SN9jUg=s0-d)
Projeto Guarda-Chuva: "Construindo o
respeito pela diferença:bonecos e bonecas que educam" e "Apropriação social da
leitura e da escrita"
Sub-projetos:do 1º semestre:
- Diversidade Cultural e
Minhas Memórias (Profas. Leni, Renata e Maria)
- Livro Gigante de Parlendas
(Profas. Cilene, Marcia Cardoso, Roseli, Vivian e Maria Helena)
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