terça-feira, 22 de maio de 2012


Desenhos a partir de experiência sensoriais
Profa. Cilene
Infantil II
2011
Objetivos

·        Que a criança explore o ambiente externo da escola, percebam  e conversem sobre os sons, cores e formas marcantes encontrados.

·        Criar a partir das experiências sensoriais colhidas na exploração do ambiente e dos objetos recolhidos.

·        Ampliar as possibilidades da criança quanto ao uso de materiais para criação artística.

·        Estimular a criatividade.

Conteúdo

Criação a partir da exploração do ambiente e de materiais encontrados nele.

Organização do tempo da atividade da criança

A expedição partirá de uma proposta feita em roda de conversa. Como estamos trabalhando com as atividades propostas pelo curso, a atividade entrará no planejamento como uma sequência de atividades sobre percursos criativos do desenho.




Organização do Espaço e dos materiais para a atividade das crianças

A atividade foi planejada para ser realizada na área externa, no trajeto atrás da cozinha  e no espaço atrás da secretaria, onde existem, áreas verdes. Foi solicitada a presença da colega, professora Márcia que se prontificou a me ajudar a tirar fotos e supervisionar as crianças. Coletada as impressões e os materiais, iremos para a sala de aula, onde estarão disponíveis nas mesas: papel sulfite tamanho A3, giz de cera, cola, tesoura e fita crepe.





Interações

As crianças estarão interagindo o tempo todo, durante o passeio ao ambiente externo e na sala, trocando impressões entre si e com as professoras, pois o passeio será em grupo e a atividade de sala poderá ser feita em grupo ou individual.

Trabalho Pessoal - Registro da atividade realizada em 22/09/2011

As crianças ficaram muito empolgadas com o passeio, como conheço bem os espaços da escola, propus lugares onde normalmente elas não têm acesso, mas que tem paisagens bonitas e interessantes. Durante o trajeto, chamou-lhes atenção o caminhão do lixo, do outro lado do muro, tão grande e barulhento.  Descobriram que existem folhas de árvores  grandes e outras bem  pequenas, árvores muito altas e com frutinhas que não podemos comer. Ficaram curiosos com uma graminha colada no tronco da árvore, que explicamos ser uma planta e se chamar líquen. Ficaram encantados com o pé de jaca, carregado de frutas ainda verdes e pequenas.

Cada criança foi recolhendo o que mais lhe interessasse e colocando no saquinho (dei um saquinho plástico para cada um recolher seus materiais, pois no dia do exercício senti a necessidade de algum lugar para recolher  meus achados). Folhas, flores, pedra, areia, gravetos,  papel de bala, tudo recolhido com maior entusiasmo, como se fossem verdadeiros tesouros.

A atividade na sala, foi muito interessante, todos muitos empolgados para, desenhar, pintar, colar. Surgiu um problema de como colar uma pedra, uma criança, sugeriu grudar com fita crepe e todos aderiram a idéia. Ficaram bastante concentrados na atividade, cada um preferiu fazer  a sua atividade de forma individual, mas sempre trocando idéias com os amigos.

As atividades ficaram muito bonitas e criativas, as crianças adoraram fazê-las e depois apreciá-las, expostas sobre as mesas. Fotografamos as produções e chamamos as outras professoras para  vê-las, todos gostaram muito.

Foi uma experiência muito rica e interessante, a possibilidade de explorar mais o ambiente da escola e criar com materiais tão inusitados.

Agradeço à colega Prof. Márcia  pela ajuda com as crianças na área externa, e por ter tirado e copiado as fotos para mim, ajuda muito valiosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário