Desenhos a partir de experiência sensoriais
Profa. Cilene
Infantil II
2011
Objetivos
·
Que a criança
explore o ambiente externo da escola, percebam
e conversem sobre os sons, cores e formas marcantes encontrados.
·
Criar a partir
das experiências sensoriais colhidas na exploração do ambiente e dos objetos
recolhidos.
·
Ampliar as possibilidades
da criança quanto ao uso de materiais para criação artística.
·
Estimular a
criatividade.
Conteúdo
Criação
a partir da exploração do ambiente e de materiais encontrados nele.
Organização
do tempo da atividade da criança
A
expedição partirá de uma proposta feita em roda de conversa. Como estamos trabalhando
com as atividades propostas pelo curso, a atividade entrará no planejamento
como uma sequência de atividades sobre percursos criativos do desenho.
Organização
do Espaço e dos materiais para a atividade das crianças
A
atividade foi planejada para ser realizada na área externa, no trajeto atrás da
cozinha e no espaço atrás da secretaria,
onde existem, áreas verdes. Foi solicitada a presença da colega, professora
Márcia que se prontificou a me ajudar a tirar fotos e supervisionar as
crianças. Coletada as impressões e os materiais, iremos para a sala de aula,
onde estarão disponíveis nas mesas: papel sulfite tamanho A3, giz de cera,
cola, tesoura e fita crepe.
Interações
As
crianças estarão interagindo o tempo todo, durante o passeio ao ambiente
externo e na sala, trocando impressões entre si e com as professoras, pois o
passeio será em grupo e a atividade de sala poderá ser feita em grupo ou
individual.
Trabalho
Pessoal - Registro da atividade
realizada em 22/09/2011
As
crianças ficaram muito empolgadas com o passeio, como conheço bem os espaços da
escola, propus lugares onde normalmente elas não têm acesso, mas que tem
paisagens bonitas e interessantes. Durante o trajeto, chamou-lhes atenção o
caminhão do lixo, do outro lado do muro, tão grande e barulhento. Descobriram que existem folhas de árvores grandes e outras bem pequenas, árvores muito altas e com frutinhas
que não podemos comer. Ficaram curiosos com uma graminha colada no tronco da
árvore, que explicamos ser uma planta e se chamar líquen. Ficaram encantados
com o pé de jaca, carregado de frutas ainda verdes e pequenas.
Cada
criança foi recolhendo o que mais lhe interessasse e colocando no saquinho (dei
um saquinho plástico para cada um recolher seus materiais, pois no dia do
exercício senti a necessidade de algum lugar para recolher meus achados). Folhas, flores, pedra,
areia, gravetos, papel de bala, tudo
recolhido com maior entusiasmo, como se fossem verdadeiros tesouros.
A
atividade na sala, foi muito interessante, todos muitos empolgados para,
desenhar, pintar, colar. Surgiu um problema de como colar uma pedra, uma
criança, sugeriu grudar com fita crepe e todos aderiram a idéia. Ficaram
bastante concentrados na atividade, cada um preferiu fazer a sua atividade de forma individual, mas
sempre trocando idéias com os amigos.
As
atividades ficaram muito bonitas e criativas, as crianças adoraram fazê-las e
depois apreciá-las, expostas sobre as mesas. Fotografamos as produções e
chamamos as outras professoras para
vê-las, todos gostaram muito.
Foi
uma experiência muito rica e interessante, a possibilidade de explorar mais o
ambiente da escola e criar com materiais tão inusitados.
Agradeço
à colega Prof. Márcia pela ajuda com as
crianças na área externa, e por ter tirado e copiado as fotos para mim, ajuda
muito valiosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário