Situada na região Nordeste da cidade de São Paulo, o Jardim Centenário bairro onde está localizada a escola pertence ao Distrito da Cachoeirinha, Subprefeitura Casa Verde. Especificamente sobre a criação do bairro não encontramos informações, entretanto, sabemos que a região da Cachoeirinha tem sua data de aniversário oficial no dia 05 de agosto de 1933 – a mesma da fundação da Associação Nipo Brasileira, a primeira organização popular local e que foi criada por antigos donos de chácaras, de origem nipônica, com o objetivo de organizar e unir a população local e preservar a sua cultura.
O nome da Cachoeirinha deve-se ao fato de ter existido uma cachoeira que foi soterrada para dar passagem à avenida Inajar de Souza, e que servia como área de lazer e de piquenique para os moradores. Segundo informaçõs extraídas da Wikpédia, moradores antigos consultados lembraram que existia, onde é hoje o Largo do Japonês, um riacho que desembocava mais à frente, onde hoje passa a avenida Inajar de Souza (córrego Cabuçu).
Não temos conhecimento de quando o Jardim Centenário teve início. Entretanto, Em 09 de setembro de 1987 foi criada a EMEI do Jardim Centenário sob o ato de Criação nº 24.541 e no mesmo ano no dia 24 de setembro foi denominada EMEI Prof. Arlindo Veiga dos Santos sob através do Ato de nº 24.635. Assim, nossa escola fica localizada próxima ao Largo do Japonês, que viu surgir a primeira loja da rede Marabraz, da família Fares. A esta mesma família, pertence também a Clínica Fares. Na mesma região, atualmente estão presentes ainda, lojas de grandes redes de comércio varejista além de lanchonetes de algumas redesas redes.
Acompanhando toda movimentação do comércio local, o bairro é servido por cerca de dez agências bancárias.
Na saúde pública, a região é atendida pelo Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha e pelo Hospital Municipal Maternidade Escola. Fundado em 1972, o Hospital Maternidade-Escola de Vila Nova Cachoeirinha é considerado referência nacional no atendimento à Saúde da Mulher, da Gestante e do Recém Nascido de Alto Risco, atendendo uma média de 3.700 pacientes por mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário