segunda-feira, 4 de junho de 2012

Professoras Maria Granero / Haidê


Em nosso encontro optamos por trabalhar com o tema “Diversidade sempre, desde a Educação Infantil”.

Iniciamos o nosso encontro pedindo aos pais e/ou responsáveis que escrevessem frases de dizeres que não gostariam que a sua criança ouvisse de seus colegas e frases de dizeres que gostariam que suas crianças ouvissem de seus colegas.

Abrimos a discussão apresentando os nossos bonecos e bonecas que educam (cadeirantes, negros, muletantes, indígenas, orientais, etc) e, em seguida, falamos da importância dos mesmos para a formação da cidadania e da possibilidade de nos tornarmos pessoas mais sensíveis e preparadas para conviver com a diversidade humana.

Os pais também puderam ter a fala e relatar experiências que mostram alguns episódios de discriminação, principalmente com pessoas negras.

Apresentamos também diversos livros trabalham essa diversidade e temos com a questão indígena, africana e afrodescendente, onde temos uma vasta quantidade de material que as professoras levam para a sala de aula e as crianças podem ter contato.

Informamos que no segundo semestre iniciaremos o trabalho com os bonecas e bonecas que educam e assim as crianças poderão ter mais contato com esse material.

Ao final do encontro, os pais fizeram avaliação, críticas e deram sugestões para os próximos.





Além de terem um dia bastante diferente com os seus filhos e filhas, puderam ter a oportunidade de vir à escola não apenas para saberem do comportamento de suas crianças, mas também para saberem como os seus filhos estão aprendendo e o que estão aprendendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário