Consideramos
em nosso cotidiano as proposições expressas nas DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL – DCNEI (Resolução nº 5, de
1712/2009), As
práticas pedagógicas realizadas em nossa escola consideram as expressas
nas DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃOINFANTIL
– DCNEI (Resolução nº 5, de 1712/2009)têm como eixos
norteadores do currículo as interações
e a brincadeira garantindo experiências que:
• Promovam o conhecimento de si e do
mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais
que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito
pelos ritmos e desejos da criança;
• Favoreçam a imersão das crianças
nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e
formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
• Possibilitem às crianças
experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e
escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e
escritos;
• Recriem, em contextos
significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e
orientações espaço temporais;
• Ampliem a confiança e a
participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
• Possibilitem situações de
aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de
cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
• Possibilitem vivências éticas e
estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de
referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade;
• Incentivem a curiosidade, a
exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das
crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
• Promovam o relacionamento e a
interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes
plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
• Promovam a interação, o cuidado, a
preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na
Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
• Propiciem a interação e o
conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais
brasileiras;
• Possibilitem a utilização de
gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos
tecnológicos e midiáticos.
Apresentadas todas as considerações
previstas nas DCNEI, e a partir das características de nossa comunidade,
identidade institucional, as escolhas coletivas e particularidades pedagógicas
estabelecemos os seguintes modos de integração destas experiências para as
turmas do Infantil I e Infantil II:
I-
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E AUTONOMIA
II-
BRINCADEIRAS E PRÁTICAS CULTURAIS
III - LINGUAGENS:
·
LINGUAGEM
VERBAL
·
LINGUAGEM ORAL
·
LEITURA E
ESCRITA
·
LINGUAGEM
TEATRAL
·
LINGUAGEM VISUAL
·
LINGUAGEM
PLÁSTICA
III-
NATUREZA E CULTURA
V - CONHECIMENTO MATEMÁTICO
VI-
SALAS
TEMÁTICAS
VII - SESSÕES SIMULTÂNEAS DE LEITURA
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