quinta-feira, 23 de maio de 2013

PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EMEI PROFESSOR ARLINDO VEIGA DOS SANTOS




Consideramos em nosso cotidiano as proposições expressas nas DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO  INFANTIL – DCNEI (Resolução nº 5, de 1712/2009), As práticas pedagógicas realizadas em nossa escola consideram as expressas nas DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃOINFANTIL – DCNEI (Resolução nº 5, de 1712/2009)têm como eixos norteadores do currículo as interações e a brincadeira garantindo experiências que:
• Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
• Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
• Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
• Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
• Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
• Possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
• Possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade;
• Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
• Promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
• Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
• Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;
• Possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.

Apresentadas todas as considerações previstas nas DCNEI, e a partir das características de nossa comunidade, identidade institucional, as escolhas coletivas e particularidades pedagógicas estabelecemos os seguintes modos de integração destas experiências para as turmas do Infantil I e Infantil II:

I-                    CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E AUTONOMIA
II-                  BRINCADEIRAS E PRÁTICAS CULTURAIS
III -         LINGUAGENS:
·         LINGUAGEM VERBAL
·         LINGUAGEM ORAL
·         LEITURA E ESCRITA
·         LINGUAGEM TEATRAL
·          LINGUAGEM VISUAL
·         LINGUAGEM PLÁSTICA

III-                NATUREZA E CULTURA

V -         CONHECIMENTO MATEMÁTICO

VI-               SALAS TEMÁTICAS


        VII -       SESSÕES SIMULTÂNEAS DE LEITURA





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